sexta-feira, 17 de julho de 2015

Jogos da juventude cristã começam na próxima segunda


Os Jogos da Juventude Cristã 2015 (JOJUC) terão início na próxima segunda-feira (20), no Ginásio Moleque César, no bairro Cascatinha, às 19h. Serão mais de 500 atletas, de 19 grupos de igrejas católicas e evangélicas, disputando cinco modalidades esportivas  –basquete, handball, futsal, peteca e vôlei –, nas categorias masculino e feminino.
A partida inaugural da competição será às 20h, entre JUSC e Assembleia de Deus Casa de Oração, pelo Futsal Masculino. No mesmo dia, JSPA e Igreja Metodista se enfrentam no Futebol Feminino; e Fé Apostólica contra Igreja Poços de Caldas fecham a rodada de segunda-feira do JOJUC, que está marcado para terminar em 05 de agosto, com os jogos finais de Futsal e Handball, masculino e feminino.    
Na última semana, na Biblioteca da Urca, foi feita a apresentação dos jogos, com a participação do Prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. Na oportunidade, os participantes doaram cerca de 500 quilos de alimentos que serão revertidos a entidades assistenciais do município.
O JOJUC tem apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Esportes.

REGULAMENTO GERAL

 

DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS

           
Art. 1º -     Os Jogos da Juventude Cristã - JOJUC têm por objetivo e finalidade promover a prática esportiva, visando aumentar a participação em atividades esportivas, à integração social dos grupos e a construção da cidadania.
        
Art. 2º -      É também através das atividades desportivas e de competições saudáveis, jovens constroem valores, conceitos, socializam-se e vivem a realidade.

DA REALIZAÇÃO

Art. 3º -   O JOJUC é uma realização da D&D Serviços Esportes Cultura e Lazer Ltda em parceria com os Grupos, a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas através da Secretaria Municipal de Esportes.

                            *        Tendo seu início previsto para o dia 20 / 07/2015.
DOS PODERES

Art. 4º -   São poderes do JOJUC ;      

Ø Comissão Organizadora:
Ø Comissão Disciplinar
               Ambas compostas por representantes da D&DServiços Esportes Cultura e Lazer Ltda e Secretaria Municipal de Esportes.

DAS COMPETIÇÕES

Art. 5º-    As competições só acontecerão, se houver 04 equipes inscritas nas modalidades oferecidas.

Art. 6º-    As competições serão realizadas no Ginásio Moleque Cesar no bairro Cascatinha.

Art. 7º-    As competições serão realizadas de segunda a sexta feira no período noturno das 19:15 ás 22:30 horas e aos domingos (se necessário) no período das 9 ás 13 horas.

Art. 8º-    O sistema de competição das modalidades será resolvido de acordo com o numero de equipes inscritas.


Art9º-Os árbitros definidos pela Coordenação do evento serão responsáveis pela direção dos jogos e a eles não cabe nenhum veto.

Art. 10 -  Será considerado perdedor por ausência (W.O), a equipe que não se apresentar para a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horário estabelecido.
              
        Nota: A tolerância de 15 minutos será apenas para o primeiro jogo, os jogos seguintes acontecerão no horário previsto na tabela.

Art. 11 - A equipe que por qualquer motivo não comparecer ao local no jogo, pagará uma multa social no valor de 01 cesta básica por W.O. sendo que esta deverá ser entrega 24 h após o W. O, se caso isso não acontecer à equipe não poderá participar das outras modalidades inscritas. Mesmo pagando a multa, a equipe perderá 05 pontos na classificação geral.

Art.12-Não serão aceitas justificativas de atraso por responsabilidade da equipe. Os perdedores por WO serão desclassificados da modalidade em questão e todos os seus resultados serão desconsiderados.

Art.13 -   Qualquer jogo que venha a ser interrompido por motivo de força maior e não puder ser reiniciado, terá como resultado final o resultado apresentado no momento da paralisação.
                  
Art.14 -      No banco de reservas só poderão ficar atletas inscritos na partida, o assistente técnico e o técnico.
                                                                 
Art.15 -      Para efeito de classificação das equipes será adotado o seguinte quadro de pontuação:

       1º lugar 13
       2º lugar 08
3º lugar 05
4º lugar 03
5º lugar02
6º lugar 01





Art. 16 -     Caso haja empate na classificação, serão observados os seguintes critérios de desempate, que são sequenciais, não retornando a critérios anteriores:


1.Maior número de pontos;
2.Vencedor confronto direto;
3.Maior número de vitórias;




4. Maior saldo de sets, gols ou pontos nos jogos entre as equipes empatadas;
 5.Menor números de gols, cestas e sets sofridos;
6.Sorteio.


Art. 17 -Ocorrendo empate na classificação geral, serão utilizados os seguintes critérios:

1º - maior número de 1° lugar; 2º - maior número de 2° lugar;3º - maior número de 3° lugar.

ATENÇÃO - Em caso de coincidência de cores nos uniformes de jogo, a equipe que estiver a esquerda da tabela deverá colocaro colete de outra cor que será fornecido pela coordenação do evento.
DAS MODALIDADES ESPORTIVAS

Art. 18 -  As modalidades disputadas no JOJUC – JOGOS DA JUVENTUDE CRISTÃserão:

Modalidade



- FUTSAL (Masc. /Fem.)
- HANDEBOL (Masc. Fem. )
- PETECA (Masc. Fem.)
- BASQUETEBOL(Masc. Fem.)

- VOLEIBOL (Masc. Fem.)

DOS UNIFORMES E MATERIAIS ESPORTIVOS


Art. 19 -Cada equipe participante deverá se apresentar nos locais de competição, devidamente uniformizada.
Camisas numeradas / - Shorts ou bermudas / - Tênis próprio e meião.

Art. 20 -      A bola de jogo será a oficial de cada modalidade específica, e será oferecida pela coordenação do evento.

DA PREMIAÇÃO


Art. 21 -  Serão premiados os atletas:
a)   Medalhas aos atletasclassificados em 1° e 2° lugares nas modalidades coletivas.
b)   Troféusas equipes que , na soma do masculino e do feminino, ficarem colocados do 1º ao 4º  na Classificação Geral.

DA CERIMÔNIA DE ABERTURAE DE ENCERRAMENTO

 

Art. 22 -  1. A cerimônia de abertura é um evento de participação obrigatória.

 

·            A Cerimônia de abertura acontecerá no Ginásio Moleque Cesar na Cascatinha.
·             Data prevista para a Abertura dia 20/ 07 / 15 ás 19:15 horas.
·            A equipe que não comparecer no desfile de abertura com o numero mínimo de 08 atletas devidamente uniformizados, com placa ou bandeira com o nome da equipe perderá 05 pontos na classificação geral.

               2. A cerimônia de encerramento

* ADefinir

DA INSCRICAO E PARTICIPAÇÃO


Art. 23 -  Poderão participar do JOJUC, equipes de segmentos/grupos religiosos de Poços de Caldas , nascidos até o ano de 2000.


Art. 24 -  A inscrição das equipes, bem como das modalidades participantes, deverá ser entregue impreterivelmente no dia 30/06 / 2015, por e-mailaddesportes@hotmail.com empresa organizadora do evento, ou pelo email jojucpocos@pocosdecaldas.mg.gov.br.

Art. 25 -  A ficha de inscrição dos atletas, constando nome completo, data de nascimento e número do documento que será apresentado durante os jogos, deverá ser entregue, até o dia 10/07/2015, também pelo e-mailddesportes@hotmail.comou pelo email jojucpocos@pocosdecaldas.mg.gov.br.devidamente assinadas pelo responsável (não serão aceitas inscrições depois da data prevista).

 

Nota: Os atletas deverão apresentar o documento oficial com foto( RG,CNH,CNT,Passaporte, Reservista e Conselho Profissional) á mesa, antes do início de cada partida  para a inscrição em súmula.

 
DO ATENDIMENTO MÉDICO

Art. 26 -  Cada representante de Grupo será responsável pela equipe e caso necessite de atendimento médico emergencial para osparticipantes durante o evento, será acionado o SAMU.

Art. 27 -  Os organizadores não se responsabilizarão pelo tratamento médico dequalquer natureza, que possam derivar de acidentes ocorridos com os participantes antes, durante e após as competições do  JOJUC.

DAS SANÇÕES

Art. 28 -  Todos os participantes do JOJUC, poderão sofrer as seguintes sanções disciplinares:
a)   Advertênciab ) (Suspensão    c ) Exclusão

Art. 29 - As sanções disciplinares serão aplicadas a critério exclusivo da Comissão Disciplinar.
§ único – Das decisões da Comissão Disciplinar não cabe qualquer recurso.

Art. 30 -  Recurso quanto à irregularidade de atleta( inscrição, data nascimento e documentação), poderá ser dada à entrada na Comissão Organizadora em até 12 horas após o fato ocorrido, em forma de ofício, assinado pelo responsável, cabendo o ônus da prova ao denunciante.

Art. 31 -  A utilização em partidas de atletas de forma irregular (que esteja fora da faixa etária, que não faça parte da ficha de inscrição entregue a comissão organizadora, acarretará a imediata eliminação da equipe, na modalidade em questãoe todos os seus resultados serão anulados.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 32 -  Os participantes do JOJUC não poderão alegar desconhecimento deste Regulamento, ficando sujeitos a todas as suas disposições, e às penalidades que dele possam emanar.

Art.33 -        Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora


.REGULAMENTO ESPECÍFICO



REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL

Art. 1º -       Cada equipe poderá participar com um máximo de 15 (Quinze) atletas.

Art. 2º -       Os jogos serão disputados em 2 (dois) tempos de 15 minutos no masculino e 2 tempos de 15 minutos no feminino  e um intervalo de 05 (cinco) minutos. E seguirão as regras oficiais da modalidade.

Art. 3º -       Em caso de empate(se for eliminatória simples), o desempate será realizada uma serie de 3 (três) cobranças de penalidades máximas com diferentes jogadores: persistindo o empate, ainda serão cobradas penalidades alternadas até que haja um vencedor. Se for definida outra forma disputa, o resultado será mantido.

Único: A caneleira é de uso obrigatório, a falta da mesma impedirá o atleta de participar da partida.

Art. 4º -       Será suspenso automaticamente da partida seguinte, o atleta ou dirigente que receber:
a)   01 (um) cartão vermelho (expulsão) ou;

Nota: Cabendo as equipes o controle de cartões.

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO HANDEBOL

Art. 1º -      Cada equipe poderá participar com um máximo de 15 (quinze) atletas.

Art. 2º -       As partidas terão a duração de 30 minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos cada, com 05 (cinco) minutos de intervalo. E seguirão as regras oficiais da modalidade.
        
Art. 3º -       Em caso de empate(se for eliminatória simples),para o desempate as equipes executarão alternadamente, uma série de 03 (três) tiros de 07 (sete) metros, executados por atletas diferentes. Persistindo o empate, ainda serão cobrados tiros de 7 metros alternados (por atletas diferentes) até que haja um vencedor. Se for definida outra forma de disputa, o resultado será mantido.

§ Único - Os atletas que ainda não tenham completado o término da sua exclusão no tempo regulamentar do jogo, poderão realizar as cobranças de tiros de 7 (sete) metros.
OBS: a Exclusão de 2 minutos apontada pelo arbitro, na verdade fica sendo de 1 minuto, devido ao tempo de jogo, porém o arbitro apontara 2 minutos.

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO VOLEIBOL

Art. 1º -       Cada equipe poderá participar com um máximo de 12 (doze) atletas.

Art. 2º-        Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets. Os 02 primeiros de 25 pontos e em caso de empate, o 3º set será em melhor de 15 pontos, com uma diferença de 2 pontos. E seguirão as regras oficiais da modalidade.

Art. 3º -     A altura da rede será a seguinte:masculino     - 2,43 m  /  feminina     - 2,24 m         

           
REGULAMENTO ESPECÍFICO DA PETECA

Art. 1º -       Cada equipe poderá participar com um máximo de 03 atletas.

Art. 2º-       Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets de 21 pontos SEM VANTAGEM, ou o tempo de 08 minutos por set, em caso de empate em 20 a 20, vencerá a equipe que fizer 02 pontos de diferença.
                  
                   OBS: Se acabar o tempo e o jogo estiver empatado (em outro placar que não seja 20 x 20 ), vencerá a equipe que fizer o primeiro ponto.

Art. 3º -      O número de substituição fica limitado a 02 por set, sendo livre.

Art. 4º -      Cada equipe terá direito a 01 pedido de tempo por set.

REGULAMENTO ESPECÍFICAO DO BASQUETE


Art. 1º - Cada equipe poderá participar com um máximo de 12 (doze) atletas.

Art. 2º-        Os jogos serão disputados em02 tempos de 15 minutos cada e um intervalo de 05 minutos.E seguirão as regras oficiais da modalidade.
Art. 3º - Em caso de empate no tempo normal, haverá uma prorroga
ção ou quantas necessárias de 05 minutos até que se conheça a equipe vencedora.

A COORDENAÇÃO

Contato: 8854-5040 Dedão

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