Jogos da juventude cristã começam na próxima segunda
Os Jogos da Juventude Cristã 2015 (JOJUC) terão início na próxima
segunda-feira (20), no Ginásio Moleque César, no bairro Cascatinha, às 19h.
Serão mais de 500 atletas, de 19 grupos de igrejas católicas e evangélicas,
disputando cinco modalidades esportivas –basquete, handball, futsal,
peteca e vôlei –, nas categorias masculino e feminino.
A partida inaugural da competição será às 20h, entre JUSC e Assembleia
de Deus Casa de Oração, pelo Futsal Masculino. No mesmo dia, JSPA e Igreja
Metodista se enfrentam no Futebol Feminino; e Fé Apostólica contra Igreja Poços
de Caldas fecham a rodada de segunda-feira do JOJUC, que está marcado para
terminar em 05 de agosto, com os jogos finais de Futsal e Handball, masculino e
feminino.
Na última semana, na Biblioteca da Urca, foi feita a apresentação dos
jogos, com a participação do Prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. Na
oportunidade, os participantes doaram cerca de 500 quilos de alimentos que
serão revertidos a entidades assistenciais do município.
O JOJUC tem apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da
Secretaria Municipal de Esportes.
REGULAMENTO GERAL
DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS
Art. 1º - Os Jogos da Juventude Cristã - JOJUC têm por objetivo
e finalidade promover a prática esportiva, visando aumentar a participação em
atividades esportivas, à integração social dos grupos e a construção da
cidadania.
Art. 2º - É
também através das atividades desportivas e de competições saudáveis, jovens
constroem valores, conceitos, socializam-se e vivem a realidade.
DA REALIZAÇÃO
Art. 3º - O JOJUC é uma realização da D&D Serviços Esportes Cultura e
Lazer Ltda em parceria com os Grupos, a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
através da Secretaria Municipal de Esportes.
*
Tendo seu início previsto para o
dia 20 / 07/2015.
DOS PODERES
Art.
4º - São poderes do JOJUC ;
Ø Comissão Organizadora:
Ø Comissão Disciplinar
Ambas
compostas por representantes da D&DServiços Esportes Cultura e Lazer Ltda e
Secretaria Municipal de Esportes.
DAS COMPETIÇÕES
Art. 5º- As competições só acontecerão, se houver
04 equipes inscritas nas modalidades oferecidas.
Art. 6º- As competições serão realizadas no Ginásio Moleque Cesar no bairro
Cascatinha.
Art. 7º- As competições serão realizadas de segunda a sexta feira no período
noturno das 19:15 ás 22:30 horas e aos domingos (se necessário) no período das
9 ás 13 horas.
Art. 8º- O sistema de competição
das modalidades será resolvido de acordo com o numero de equipes inscritas.
Art9º-Os árbitros definidos pela
Coordenação do evento serão responsáveis pela direção dos jogos e a eles não
cabe nenhum veto.
Art. 10 - Será considerado perdedor por ausência (W.O), a equipe que não se apresentar para a disputa, no local de
competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horário estabelecido.
Nota: A tolerância de 15 minutos será apenas para o primeiro jogo, os
jogos seguintes acontecerão no horário previsto na tabela.
Art.
11 - A equipe que por qualquer motivo não comparecer ao local no
jogo, pagará uma multa social no valor de 01 cesta básica por W.O. sendo que
esta deverá ser entrega 24 h após o W. O, se caso isso não acontecer à equipe
não poderá participar das outras modalidades inscritas. Mesmo pagando a multa,
a equipe perderá 05 pontos na classificação geral.
Art.12-Não serão aceitas
justificativas de atraso por responsabilidade da equipe. Os perdedores por WO
serão desclassificados da modalidade em questão e todos os seus resultados
serão desconsiderados.
Art.13
- Qualquer jogo que venha a ser
interrompido por motivo de força maior e não puder ser reiniciado, terá como
resultado final o resultado apresentado no momento da paralisação.
Art.14 - No banco de reservas só poderão ficar
atletas inscritos na partida, o assistente técnico e o técnico.
Art.15 - Para efeito de classificação das equipes
será adotado o seguinte quadro de pontuação:
1º
lugar 13
2º
lugar 08
3º lugar 05
4º lugar 03
5º lugar02
6º lugar 01
Art.
16 - Caso haja empate na
classificação, serão observados os seguintes critérios de desempate, que são sequenciais,
não retornando a critérios anteriores:
1.Maior número de pontos;
2.Vencedor confronto direto;
3.Maior
número de vitórias;
4. Maior saldo de sets, gols ou pontos nos jogos entre
as equipes empatadas;
5.Menor números de gols, cestas e sets
sofridos;
6.Sorteio.
Art.
17 -Ocorrendo empate na classificação geral, serão utilizados os seguintes
critérios:
1º - maior número de 1° lugar; 2º -
maior número de 2° lugar;3º - maior número de 3° lugar.
ATENÇÃO - Em caso de coincidência de cores
nos uniformes de jogo, a equipe que estiver a esquerda da tabela deverá colocaro
colete de outra cor que será fornecido pela coordenação do evento.
DAS MODALIDADES ESPORTIVAS
Art. 18 - As modalidades disputadas no JOJUC – JOGOS DA JUVENTUDE
CRISTÃserão:
Modalidade
- FUTSAL (Masc. /Fem.)
- HANDEBOL (Masc. Fem. )
- PETECA (Masc. Fem.)
- BASQUETEBOL(Masc. Fem.)
- VOLEIBOL (Masc. Fem.)
DOS UNIFORMES E MATERIAIS ESPORTIVOS
Art. 19 -Cada equipe participante
deverá se apresentar nos locais de competição, devidamente uniformizada.
Camisas numeradas / - Shorts ou bermudas / - Tênis próprio e meião.
Art. 20 - A bola de jogo será a oficial de cada modalidade específica, e
será oferecida pela coordenação do evento.
DA PREMIAÇÃO
Art. 21 - Serão premiados os atletas:
a)
Medalhas aos atletasclassificados em 1°
e 2° lugares nas modalidades coletivas.
b)
Troféusas equipes que , na soma do
masculino e do feminino, ficarem colocados do 1º ao 4º na Classificação Geral.
DA CERIMÔNIA DE ABERTURAE DE
ENCERRAMENTO
Art. 22 - 1. A
cerimônia de abertura é um evento de
participação obrigatória.
·
A
Cerimônia de abertura acontecerá no Ginásio Moleque Cesar na Cascatinha.
·
Data prevista para
a Abertura dia 20/ 07 / 15 ás 19:15 horas.
·
A
equipe que não comparecer no desfile de abertura com o numero mínimo de 08 atletas
devidamente uniformizados, com placa ou bandeira com o nome da equipe perderá
05 pontos na classificação geral.
2. A
cerimônia de encerramento
* ADefinir
DA INSCRICAO E PARTICIPAÇÃO
Art. 23 - Poderão
participar do JOJUC, equipes de segmentos/grupos religiosos de Poços de
Caldas , nascidos até o ano de 2000.
Art. 24 - A
inscrição das equipes, bem como das modalidades participantes, deverá ser
entregue impreterivelmente no dia 30/06 / 2015, por e-mailaddesportes@hotmail.com empresa organizadora do evento, ou pelo
email jojucpocos@pocosdecaldas.mg.gov.br.
Art. 25 - A
ficha de inscrição dos atletas, constando nome completo, data de nascimento e
número do documento que será apresentado durante os jogos, deverá ser entregue,
até o dia 10/07/2015, também pelo e-mailddesportes@hotmail.comou pelo email
jojucpocos@pocosdecaldas.mg.gov.br.devidamente assinadas pelo responsável (não
serão aceitas inscrições depois da data prevista).
Nota: Os atletas deverão apresentar
o documento oficial com foto( RG,CNH,CNT,Passaporte, Reservista e Conselho
Profissional) á mesa, antes do início de cada partida para a inscrição em súmula.
DO ATENDIMENTO MÉDICO
Art. 26 - Cada
representante de Grupo será responsável pela equipe e caso necessite de atendimento
médico emergencial para osparticipantes durante o evento, será acionado o SAMU.
Art. 27 - Os organizadores não se
responsabilizarão pelo tratamento médico dequalquer natureza, que possam
derivar de acidentes ocorridos com os participantes antes, durante e após as
competições do JOJUC.
DAS
SANÇÕES
Art. 28 - Todos os participantes do JOJUC, poderão sofrer as seguintes
sanções disciplinares:
a)
Advertênciab ) (Suspensão c ) Exclusão
Art. 29 - As sanções disciplinares serão aplicadas a critério exclusivo da
Comissão Disciplinar.
§ único – Das decisões da Comissão Disciplinar não cabe qualquer
recurso.
Art. 30 - Recurso quanto à irregularidade de atleta( inscrição, data
nascimento e documentação), poderá ser dada à entrada na Comissão Organizadora
em até 12 horas após o fato ocorrido, em forma de ofício, assinado pelo
responsável, cabendo o ônus da prova ao denunciante.
Art. 31
- A utilização em partidas de atletas de
forma irregular (que esteja fora da faixa etária, que não faça parte da ficha
de inscrição entregue a comissão organizadora, acarretará a imediata eliminação
da equipe, na modalidade em questãoe todos os seus resultados serão anulados.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 32
- Os participantes do JOJUC não poderão
alegar desconhecimento deste Regulamento, ficando sujeitos a todas as suas
disposições, e às penalidades que dele possam emanar.
Art.33 - Os casos omissos no presente
regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora
.REGULAMENTO
ESPECÍFICO
REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL
Art. 1º - Cada equipe poderá participar com um máximo de 15 (Quinze)
atletas.
Art. 2º - Os jogos serão disputados em 2 (dois) tempos de 15 minutos no
masculino e 2 tempos de 15 minutos no feminino
e um intervalo de 05 (cinco) minutos. E seguirão as regras oficiais da
modalidade.
Art. 3º - Em caso de empate(se for eliminatória simples), o desempate
será realizada uma serie de 3 (três) cobranças de penalidades máximas com
diferentes jogadores: persistindo o empate, ainda serão cobradas penalidades
alternadas até que haja um vencedor. Se for definida outra forma disputa, o
resultado será mantido.
Único: A caneleira é de uso obrigatório, a falta da mesma
impedirá o atleta de participar da partida.
Art. 4º - Será suspenso automaticamente da partida seguinte, o atleta ou
dirigente que receber:
a)
01 (um) cartão vermelho (expulsão) ou;
Nota: Cabendo as equipes
o controle de cartões.
REGULAMENTO ESPECÍFICO DO HANDEBOL
Art. 1º - Cada equipe poderá participar com um máximo de 15 (quinze) atletas.
Art. 2º - As partidas terão a duração de 30 minutos, divididos em 02
(dois) tempos de 15 (quinze) minutos cada, com 05 (cinco) minutos de intervalo.
E seguirão as regras oficiais da modalidade.
Art. 3º - Em caso de empate(se for eliminatória
simples),para o desempate as equipes executarão alternadamente, uma série de 03
(três) tiros de 07 (sete) metros, executados por atletas diferentes. Persistindo
o empate, ainda serão cobrados tiros de 7 metros alternados (por atletas
diferentes) até que haja um vencedor. Se for definida outra forma de disputa, o
resultado será mantido.
§
Único - Os atletas que ainda não tenham
completado o término da sua exclusão no tempo regulamentar do jogo, poderão
realizar as cobranças de tiros de 7 (sete) metros.
OBS: a Exclusão de 2 minutos apontada pelo arbitro, na verdade
fica sendo de 1 minuto, devido ao tempo de jogo, porém o arbitro apontara 2
minutos.
REGULAMENTO
ESPECÍFICO DO VOLEIBOL
Art. 1º - Cada equipe poderá participar com um
máximo de 12 (doze) atletas.
Art. 2º- Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets. Os 02
primeiros de 25 pontos e em caso de empate, o 3º set será em melhor de 15
pontos, com uma diferença de 2 pontos. E seguirão as regras oficiais da
modalidade.
Art.
3º - A altura da rede será a
seguinte:masculino - 2,43 m /
feminina - 2,24 m
REGULAMENTO
ESPECÍFICO DA PETECA
Art. 1º - Cada equipe poderá participar com um
máximo de 03 atletas.
Art. 2º- Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets de 21 pontos SEM VANTAGEM, ou o tempo de 08 minutos
por set, em caso de empate em 20 a 20, vencerá a equipe que fizer 02 pontos de
diferença.
OBS:
Se acabar o tempo e o jogo estiver empatado (em outro placar que não seja 20 x
20 ), vencerá a equipe que fizer o primeiro ponto.
Art.
3º - O número de substituição fica
limitado a 02 por set, sendo livre.
Art.
4º - Cada equipe terá direito a 01
pedido de tempo por set.
REGULAMENTO ESPECÍFICAO DO BASQUETE
|
Art. 1º - Cada equipe poderá
participar com um máximo de 12 (doze) atletas.
Art. 2º- Os jogos serão disputados em02 tempos de 15 minutos cada e um
intervalo de 05 minutos.E seguirão as regras oficiais da modalidade.
Art. 3º - Em caso de empate no tempo
normal, haverá uma prorroga
ção ou quantas necessárias de 05
minutos até que se conheça a equipe vencedora.
A
COORDENAÇÃO
Contato: 8854-5040
Dedão
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