segunda-feira, 13 de julho de 2015

Balneário Piçarras faz canjica gigante e bate recorde


Município catarinense produz uma iguaria de 1480 litros e entra para o RankBrasil. Doce foi distribuído gratuitamente aos participantes da festa Piçarraiá

A Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras (SC) entra para o RankBrasil em 2015 pela produção da Maior canjica do país. A iguaria com 1480 litros foi apresentada em 11 de julho e distribuída gratuitamente aos participantes da tradicional festa Piçarraiá.

O representante do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente no evento. Após conferir a quantidade de litros através de marcações internas na panela utilizada, ele oficializou o título brasileiro com entrega do troféu aos responsáveis pelo doce. 

A preparação da canjica ocorreu na maior panela do Brasil, pertencente ao Sítio Novo, de Joinville (SC). O utensílio mede 9,24 metros de circunferência, dois metros de altura, pesa aproximadamente 12 mil quilos e tem 7.450 litros de volume total.

A receita gigante foi feita nas mesmas proporções de uma de tamanho normal, preservando o sabor: contou com 120 kg de canjica de milho, cerca de 800 l de leite, 500 l de água, 324 caixinhas de leite condensado com 395 g cada, 15 kg de coco ralado, 14 pacotes de canela e 16 pacotes de cravo, ambos de 12 g cada.

De acordo com a secretária municipal de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, a ideia da realização de uma enorme quantidade de canjica surgiu da busca por uma novidade para a festa Piçarraiá dentro da tradição caipira e por ser um alimento bastante consumido neste período.

“Soubemos sobre a maior caldeirada de frutos do mar realizada em Porto Belo (SC) e como já conhecíamos a panela do Sítio Novo, que é daqui de perto, decidimos trazer o utensílio até nossa cidade e produzir a iguaria”, destaca.
Sobre a conquista do recorde junto ao RankBrasil, ela acredita ser uma forma de divulgar o município em todo o país: “O título brasileiro dá mais visibilidade a Balneário Piçarras e ao mesmo tempo contribui para a preservação das culturas locais”.
Tradição caipira
A tradição de comemoração caipira no município teve início na década de 80, como festa comunitária realizada pelas escolas municipais. Segundo Susan Corrêa, em 2013 a prefeitura decidiu transformar em um evento maior, para integração de toda comunidade, surgindo assim o Piçarraiá.
A secretária comenta que o Piçarraiá traz melhor infraestrutura, atrações nacionais, apresentações culturais, entre quadrilhas e boneca de folclore, atraindo anualmente cerca de 15 mil pessoas. Conforme ela, a festa conta com barracas de gastronomia e de artesanato local e todo o lucro é revertido às escolas municipais.

Piçarraiá 2015
Este ano a festa aconteceu entre os dias 10 e 11 de julho, no Ginásio Aurélio Solano de Macedo. Além da canjica gigante, teve como atração o musical ‘Maria Chiquita’ com o menor casal, apresentação do grupo cultural Tarrafa Elétrica e vários shows musicais, entre eles com Teodoro & Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário