sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ação ambiental do DMAE recupera nascente



O Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE, por meio da Assessoria de Meio Ambiente, acaba de realizar uma transposição que devolveu a nascente à sua vertente original; o Ribeirão da Serra.
        Na época, em que aconteceu o loteamento do bairro Monte Verde, a nascente foi desviada de sua vertente, e se perdeu nas galerias, por causa da ação humana.
        O diretor presidente da Autarquia Dr. Alair Assis, autorizou que uma equipe da Assessoria de Meio Ambiente, realizasse uma travessia em área própria, para não prejudicar o lote cedente e facilitar a passagem da tubulação e a chegada da água da mina, que antes ficava em local distante para utilização da população.
       Depois desta intervenção, foi construído no local um fontanário, que já abastece, não só os moradores do bairro, como toda a região leste de Poços de Caldas, com água historicamente de boa qualidade. O novo fontanário será inaugurado no dia 1º agosto.
        Tudo começou quando o casal Pedro Eugênio Manoel e Catarina Silva Manoel, (moradores do Bairro Monte Verde) resolveu mudar a realidade do lugar onde vive.  A Prefeitura Municipal, doou mudas, blocos, terra orgânica e também realizou melhorias na calçada.
      “O interessante nesta ação, é o cuidado que os moradores têm tido com o lugar onde moram, que transformou uma área,  que  antes usada como depósito de entulhos, em um belo jardim,  com espécies nativas e exóticas que deixaram o bairro ainda mais belo.
O lugar antes frequentado por desocupados, passou a ser um local atrativo com a volta de animais silvestres, que, além de recuperar várias espécies, o lugar agora tem um corredor ecológico que interliga o bairro ao ribeirão”, comentou o assessor de meio ambiente   Gilson Souza Lopes. 
        A antiga reivindicação dos moradores do Bairro Monte Verde junto à Câmara Municipal, se tornou uma conquista, que foi além das expectativas. O casal Pedro e Catarina, que mora na Rua Antônio Leal Carneiro, comemora           
        “Começamos tudo isto, porque não queríamos ver o abandono e nem o local mal frequentado. Agora todos que passam por aqui, parabenizam a iniciativa”. O marido de dona Catarina completa “É um orgulho!

        O fontanário que o DMAE construiu aqui foi uma grande conquista! Antes tínhamos que atravessar para pegar água em um lugar precário. Agora, além de todos os moradores da zona leste da cidade terem como pegar água em local apropriado,  podemos usar a água para irrigar o jardim do bairro, que tem árvores frutíferas e, está todo florido”, encerrou orgulhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário