sábado, 29 de agosto de 2015

Sindserv entrará com ação coletiva contra município
Magistério se reunirá em assembleia


                                   Presidente do Sindserv Marieta Carneiro 

Diante da inércia do município em relação ao cumprimento da Lei 11.738/2008 que estabelece o piso salarial e jornada de trabalho dos professores, o Ministério Público do Trabalho (MPT) interviu e determinou o ingresso de ação judicial contra a prefeitura, pois esta não apresentou nenhuma proposta para o cumprimento da lei. Segundo o procurador do MPT, ou o Sindicato dos Servidores Públicos de Poços de Caldas – Sindserv,  ingressa tal ação, ou ele próprio se responsabilizará por oficializar os trâmites legais.

Diante dessas duas opções, a diretoria do Sindserv, representada pela presidente Marieta Carneiro, entendeu por bem que os próprios professores devem tomar esta decisão para que haja democracia e que a escolha não seja unilateral. Contudo, recentemente, o prefeito Eloísio Lourenço se reuniu com os professores para apresentar proposta de adequação à lei, mas os encontros geraram ainda mais dúvidas.

“Temos um curto espaço de tempo para decidirmos como será a ação civil pública coletiva. Nesta assembleia esperamos contar com a presença maciça do Magistério, pois  a decisão envolve a vida profissional de todos e foi a própria categoria que a solicitou, motivada pela confusão gerada após as reuniões que o prefeito fez”, esclarece.

Marieta ressalta que não existe uma terceira possibilidade de escolha e se o prefeito quiser apresentar alguma proposta, deverá fazê-la durante a tramitação da ação civil pública.

“Esta diretoria sempre escutou os servidores durante todos os momentos das nossas ações sindicais, portanto continuaremos ouvindo para saber qual será a posição da categoria”, afirma Marieta. Caso o servidor opte pela ação ingressada pelo Sindicato, a assessoria jurídica da entidade já está preparada, providenciando os documentos necessários, lembrando que serão acrescentadas sugestões estudadas pela comissão que há anos analisa o Estatuto do Magistério.

Serviço

Em breve a diretoria do Sindserv informará local e data da assembleia, que acontecerá no mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário