segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Seita religiosa acusada de manter fiéis sob regime escravos nas fazendas desarticulada pela PF


Na madrugada desta segunda-feira, 17, de agosto, a Polícia Federal/ de Varginha/MG, desencadeou a operação denominada “ De Volta Para Canaã”, na qual se deu no cumprimento de 129 mandados, judiciais, sendo 06 de prisão temporária, 06 de busca e apreensão, 47 de condução coercitiva e 70 de sequestro de bens, envolvendo imóveis, veículos e dinheiro, nas cidades de Pouso Alegre, Poços de Caldas, Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas, Lavras, Carracas, Remanso, Marporá, Barra, Ibotirama, Cotegipe, e São Paulo.

A operação De Volta para Canaã,  se deu após investigações que apontavam dirigentes da seita religiosa denominada “ Comunidade Evangélica  Jesus,  a Verdade que Marca”, para se apoderar do patrimônio de seus fiéis,  estariam mantendo-os  em regime de escravidão, submetendo-os a trabalhos forçados, em situação análoga nas fazendas onde desenvolviam suas atividades e rituais religiosos.

As informações apontavam que os fieis ao se ingressarem na seita, eram convencidos a doas seus bens sob argumento da convivência em uma comunidade  onde tudo seria de todos e, em seguida, eram obrigados a trabalhar sem qualquer espécie de pagamento.

Segundo a Polícia Federal, a estimativa  é que o patrimônio recebido em doações dos fiéis,  chegue a pouco mais de 100 milhões. A Polícia Federal informou também que, parte desse patrimônio  teria sido convertido em grandes fazendas, casas e veículos de luxo.
Informações do Setor de Comunicação Social da PF em Varginha e IPTV


Cabo Verde
Aparelhos celulares de procedências estrangeiras apreendidos pela PM

Por volta das 11h da manhã de domingo, 16, a Polícia Militar recebeu denuncia anônima dando conta que um rapaz estaria vendendo cópias de celulares de marcas famosas na área central da cidade de Cabo Verde. Na denuncia apontava que o rapaz estaria em um veículo Fiat/ Strada/cor branca, placas  FJL 2870/Sorocaba/SP. Os militares de posse das informações deram inicio no rastreamento e visualizaram o veículo que era conduzido por Maicon Douglas Ivanovich Estevão, 25 anos, na avenida Oscar Ornelas. Durante a abordagem foram localizados 22 aparelhos celulares aparentando visivelmente serem cópias, da marca “SAMSUNG”, modelo I9500 GALAX S5, todos embalados, com os equipamentos básicos na caixa, como cabo de alimentação e fone de ouvido, os quais não possuíam  nota ou documento fiscal, comprovando sua origem.  Foram localizados também 02 aparelhos da marca SAMSUNG, modelo GALAXY S5 e 01 aparelho  modelo GALAXY S6, os quais também estavam nas caixas, com os equipamentos básicos, aparentando estes serem originais, contudo estavam sem nota ou documento fiscal. Durante questionamento, o rapaz relatou que seria vendedor de conjuntos de camas, e que teria recebido os celulares, como meio de pagamento de uma dívida de um cliente da cidade de São Paulo/SP. O rapaz foi preso e conduzido para Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas e os aparelhos celulares apreendidos.

Botelhos
Ciclista morre após colidir na lateral de um  ônibus

No sábado, 15, por voltas das 12h, a PM foi acionada a comparecer na rua Odete Trezza, com a rua  Tiradentes, Botelhos/MG, para atender um acidente de atropelamento. No local, os militares foram informados que  um ônibus VW/ Caio Apaches 21, o qual era conduzido por Rafael Donizete Diniz, 31 anos, havia atropelado o ciclista um menor de 17 anos.  Segundo o motorista do ônibus, conduzia o veículo pela rua Tiradente, quando visualizou o ciclista em alta velocidade pela rua Odete Trezza, que em seguida colidiu na lateral traseira do lado esquerdo do ônibus, o qual foi arremessado cerca de 15 metros a frente.  O ciclista foi socorrido por uma ambulância municipal para o hospital, onde deu entrada sem vida.

Poços de Caldas
Rapaz de 18 anos preso pela PM com maconha

No sábado 15, durante operação antidrogas pela avenida Fosco Pardini, jardim Quisisana, os policiais militares depararam com o desocupado RAF, de 18 anos, o qual portou de maneira suspeita, ao perceber a aproximação da viatura policial. O rapaz foi abordado e submetido a busca pessoal, sendo encontrado em seu poder, uma porção de maconha e uma quantia de R$ 35 reais. O rapaz foi preso e conduzido para Delegacia de Polícia Civil. 



Poços de Caldas
Menor infrator apreendido na Praça da Matriz comercializando drogas

Durante operação antidrogas, por volta das 02h da madrugada de domingo, 16, os militares depararam com um menor infrator de 14 anos, na Praça Monsenhor Faria de Castro, ( Praça da Matriz), em atitude suspeita. O menor infrator foi abordado e submetido a busca pessoal, sendo encontrado em seu poder  uma porção de maconha e R$285,00. Transeuntes que passavam próximo ao local do fato alertaram que,  menor infrator  estaria comercializando entorpecentes na companhia de uma adolescente, a qual  não foi localizada. O menor infrator foi encaminhado para a delegacia de polícia, juntamente com o material apreendido.

Botelhos
Desocupado morro após levar uma canivetada no abdômen

No sábado, 15, por volta das 22h40, a os policiais visualizaram um tumultuo na avenida Major Antonio Alberto Fernandes, centro de Botelhos. Por conta disso, os policiais foram verificar e lá, depararam com o desocupado Rogério Ferreira Fermino, de 29 anos, caído no solo, com ferimento no abdômen, o qual foi socorrido para o hospital, onde após ser atendido e medicado, sofreu parada cardiorrespiratória vindo a entrar em óbito.  Durante atendimento a ocorrência, os militares prenderam o acusado Joel Delatre Teodoro, 23 anos,   que durante questionamento, confessou que teria desentendido com a vítima Rogério, e por conta de um soco que levou no nariz, desferiu uma canivetada no abdômen de Rogério.  Após confissão, o acusado foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil e o corpo da vítima liberado para o IML de Poços de Caldas.

Balanço da Operação de Fiscalização “Lei Seca”

Período: dias, 14 a 16/05/15
a) (Total de veículos fiscalizados: 147 sendo 52 motocicletas);
b) Nº de testes de alcoolemia (bafômetro) aplicados: 120
c) Veículos retidos: 09
d) Veículos removidos (apreendidos): 09
e) Condutores presos por embriaguez ao volante: 00
f) Condutores que recusaram realizar o teste: 00
g) CNH recolhidas (por motivo de embriaguez): 06
h) CNH recolhidas (por outros motivos): 00
i) Condutores inabilitados: 06
j) Autuações de Trânsito (multas) lavradas: 27
k) Outras infrações: 08 (falta de licenciamento) e 08 (CLA)






Nenhum comentário:

Postar um comentário