segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DMAE COMEMORA TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

 
O  Departamento Municipal de Água e Esgoto, (DMAE) além de comemorar o cinquentenário da Autarquia no próximo mês, comemora-se também o tema da Campanha da Fraternidade 2016, que tem como principal objetivo,   chamar atenção para a questão do saneamento básico,  e alertar sobre a importância do desenvolvimento, da saúde integral e qualidade de vida para todos. O tema da Campanha será “Casa comum, nossa responsabilidade”
"Nosso maior compromisso,  é com a  saúde dos poçoscaldenses, que sempre  tem  apoiado administração municipal.  Estamos a disposição para contribuir com a mobilização,  para oferecer cada vez mais qualidade de vida,  a todos de Poços de Caldas”, comentou Dr. Alair Assis, diretor presidente do DMAE.
Poços de Caldas é uma cidade privilegiada por ter 99,9% de água tratada, e 98,7% de esgoto coletado. O problema do saneamento básico, atinge cerca de 40% da população brasileira,  que não possuem um abastecimento de água seguro e contínuo. Desta  da mesma população, 60% não possuem coleta de esgoto, ou o esgoto coletado,  é lançado sem tratamento no ambiente, conforme dados apresentados no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).
Abastecimento de água e tratamento de esgoto
A Lei do Saneamento (nº 11.445/2007) determina que o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos,  realizados de formas adequadas à saúde pública e,  a proteção do meio ambiente,  são alguns dos princípios fundamentais do saneamento básico. Assim, todo o conjunto de infraestrutura  e  atividades, são  necessárias para garantir o fornecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto.
Campanha da Fraternidade 2016
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)  definiu a temática para a Campanha da Fraternidade de 2016, em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). A campanha apresenta o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, e visa assegurar o acesso ao saneamento básico como um direito de todos.
A mobilização ocorrerá de forma ecumênica, incluindo a participação de outras igrejas cristãs além da Católica.
O tema que acompanha está baseado na passagem bíblica de Amós, capítulo 5, versículo 24: “Quero ver o direito brotar como fonte e,  correr a justiça qual riacho que não seca”.

Segundo a CNBB, a campanha pretende empenhar-se a luz da fé, na luta por políticas públicas, e atitudes responsáveis que promovam a integridade do meio ambiente. Uma das novidades da edição de 2016,  será a presença da Misereor, instituição fundada pela Igreja Católica da Alemanha,  que apoia projetos de cooperação destinados ao desenvolvimento da Ásia, África e América Latina.

Para subsidiar a comissão encarregada pela mobilização, a CNBB realizou de 10 à 12 de agosto,  o Seminário Nacional de Campanhas, em Brasília. O evento reuniu especialistas do setor de saneamento básico, com a finalidade de esclarecer as dúvidas dos participantes sobre os desafios do setor.

Encíclica Papal
A Campanha da Fraternidade de 2016 segue a linha de raciocínio da encíclica papal “Laudato Si”, do papa Francisco, publicada pelo Vaticano em junho passado. No documento, o pontífice apresenta a preocupação com a degradação ambiental, as mudanças climáticas e,  a pobreza no mundo. O texto aponta o ser humano como o principal responsável pelo aquecimento do planeta, além de alertar para os riscos da privatização da água.
Rosani de Freitas Martins
Assessora de Comunicação
DMAE Poços de Caldas
(35) 3697-0623

(35) 8465.9962

Nenhum comentário:

Postar um comentário