quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Educação inicia construção dos projetos político-pedagógicos das escolas


A Secretaria Municipal de Educação iniciou, na última terça-feira (18), um trabalho com os diretores e coordenadores das unidades escolares em relação à construção democrática e participativa do Projeto Político-Pedagógico de cada escola, dentro do projeto Escola Viva. O PPP de cada unidade escolar deve ser construído com a participação de toda comunidade escolar: professores, especialistas, estudantes, familiares e todos os funcionários que trabalham na unidade.

Todo o processo de construção deve ser concluído até junho de 2016, sob a orientação da Secretaria de Educação, que realizará oficinas com a Comissão de Coordenação composta em cada unidade. “A construção de uma Escola Viva em Poços de Caldas depende da efetivação de um processo democrático e participativo da gestão de cada unidade escolar, que tem no Projeto Político-Pedagógico um importante instrumento para isso”, ressalta a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado.

O Projeto Político-Pedagógico de cada unidade escolar é uma exigência da Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB) e está previsto no Plano Nacional de Educação e no Plano Municipal de Educação, além de ser o documento que retrata a realidade da escola e seus anseios. O PPP da escola é um instrumento de gestão democrática no sentido da construção do sujeito enquanto cidadão e também para melhorar o que é específico da escola, ou seja, seu ensino.


Após a construção do PPP de cada unidade, a rede municipal de ensino discutirá sua Base Curricular, tendo em vista as orientações do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação, em conformidade com os princípios e diretrizes de cada PPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário