sexta-feira, 8 de maio de 2015

Vereador  recebe informações sobre instalação de porto seco



Nesta semana, o vereador professor Flávio Faria (PT) recebeu do Executivo a resposta de um pedido de informações sobre a viabilidade de implantação de um porto seco no município. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Prefeitura tem interesse no empreendimento e, além de contatos com os setores competentes da Receita Federal para efetivação do projeto, já reservou uma área de aproximadamente 90 mil metros quadrados em local estratégico no Distrito Industrial.



No requerimento encaminhado à administração em março desse ano, o parlamentar ressaltou que a instalação de um porto seco em Poços é uma demanda antiga e já fez parte de várias discussões. “A fim de estimular um novo debate, apresentei um requerimento sobre o assunto, indagando as reais possibilidades de execução da obra, bem como as melhorias que seriam proporcionadas ao município com o empreendimento”, disse.
        


De acordo com informações do Executivo, a Receita Federal realizou alguns levantamentos junto a empresas que mais importam e exportam na cidade, contudo nenhum material foi apresentado. A Prefeitura afirmou, ainda, que cabe exclusivamente à própria Receita a decisão de implantar o porto seco, além de proceder o processo licitatório e operação do mesmo.
        


Sobre as melhorias provenientes da implantação do projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico citou como exemplos o aumento do volume de exportações e importações e o consequente aumento na arrecadação tributária, bem como a atração de novos investimentos para a cidade. Entretanto, de acordo com a pasta, não existe uma projeção de arrecadação de impostos, já que não se sabe o número de empresas que utilizariam o terminal.
        


O vereador lembrou que os portos secos surgiram como alternativa para auxiliar no congestionamento das áreas portuárias, com diminuição de custos com transporte e maior agilidade na movimentação de mercadorias para exportação e importação. “Nestes recintos de uso público são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho de mercadorias e bagagens com controle aduaneiro. Vale lembrar que diversas e importantes ações estão sendo desenvolvidas no DI, como a instalação de empresas nacionais e multinacionais e realização de obras de infraestrutura. Dessa forma, vejo como um importante investimento a implantação de porto seco no local”, afirmou.

Ana Amélia Franco

Assessora de Imprensa Câmara Municipal de Poços de Caldas - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário