Índice de atendimento na Educação
Infantil em Poços de Caldas é superior ao nacional, aponta MEC
Para colaborar com os municípios no
planejamento de estratégias educacionais, o Ministério da Educação
disponibilizou indicadores em relação ao cumprimento das metas previstas no
Plano Nacional de Educação nos âmbitos federal, estadual e municipal. Na Educação
Infantil, primeira meta do PNE, o atendimento em Poços de Caldas é de 93,4%
para crianças de 4 e 5 anos. No Brasil, o índice é de 81,4% e no estado de
Minas Gerais, de 80,9%.
“Nesta faixa etária, acreditamos que
para alcançar a meta de 100%, será preciso buscar essas crianças, já que não
temos esta demanda no cadastro”, destaca a secretária de Educação, Maria
Cláudia Prezia Machado. O resultado do município é superior a cidades da
região, como Varginha (86%), Pouso Alegre (87,9%) e Alfenas (87,4%).
Os indicadores divulgados pelo MEC
têm por objetivo orientar a revisão do Plano Municipal de Educação. Os índices
demonstram avanços importantes em relação à Educação Infantil em Poços de
Caldas, dentro da Educação Básica, que é de responsabilidade dos municípios.
Ainda na Meta I, que diz respeito ao
atendimento de crianças de 0 a 3 anos, Poços de Caldas também apresenta índice
superior ao nacional e ao estadual e também o melhor desempenho entre as
cidades da região. O índice desejável é de 50% de atendimento até 2024. O
Brasil atende hoje 23,2%, Minas Gerais tem 21,2% de atendimento, Varginha tem
atendimento de 23,5%, Pouso Alegre tem 31,2%, e Alfenas atende 31,4%. Em Poços
de Caldas, o atendimento nesta faixa etária é de 42,3%.
O indicadores colaboram no processo
de revisão do Plano Decenal Municipal de Educação, que está sendo realizado
desde o ano passado, em parceria entre o Fórum Municipal de Educação e a
Secretaria Municipal de Educação. As propostas de revisão serão encaminhadas
para a Câmara Municipal em junho deste ano, conforme determina a Lei 13.005/14
(Plano Nacional de Educação).
“Estes índices demonstram a
preocupação do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço com as crianças e com suas
famílias, valorizando esta etapa tão importante da Educação Básica”, enfatiza a
secretária de Educação. Nos próximos dias, as redes pública e particular, em
todas as modalidades e etapas da educação, discutirão as metas e estratégias em
relação a valorização dos trabalhadores da Educação, finalizando a revisão democrática
do Plano Municipal de Educação.
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