sexta-feira, 10 de abril de 2015

Poços é destaque no lançamento do FairTrade Brasil


Realizado no dia 25 de março no Museu das Artes no Rio de Janeiro, o lançamento Nacional do Fair Trade Brasil contou com a participação de diversas autoridades e organização de agricultores familiares. Poços de Caldas, por ser a primeira cidade de Comércio justo (FairTrade Town) do Brasil, foi destaque no evento que marca de forma oficial a iniciativa de promover um consumo mais consciente através de ações que busquem garantias para que o pequeno produtor possa receber um preço justo pelos seus produtos.

O selo FairTrade é o mais respeitado selo internacional na prática do comércio justo, dando garantias para que o produtor não fique vulnerável em épocas de crises de preços de seus produtos, além de garantir um prêmio para que a associação detentora do selo possa investir em ações na comunidade, na adequação ambiental das propriedades, na melhoria da qualidade do produto e nas pessoas e trabalhadores envolvidas no processo.

Atualmente no Brasil existem cerca de 40 cooperativas/associações, sendo mais de 7 mil agricultores familiares beneficiados diretamente pela certificação de comércio justo, inclusive a Assodantas, de Poços de Caldas. Estas associações exportam seus produtos para mercados como os EUA e a Europa.

“Com a iniciativa de Poços de Caldas e agora de forma oficial em todo o Brasil, temos o objetivo de incentivar o consumo no mercado interno, ou seja, queremos que o consumidor  brasileiro procure por produtos de comércio justo na hora de sua compra, por entender que esse simples ato estará auxiliando agricultores e trabalhadores no campo, em todo o país e, principalmente, os agricultores locais” ,disse Rodrigo Reis, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

CIDADE DE COMÉRCIO JUSTO 
Na ocasião do evento, Poços foi convidada a apresentar sua experiência como uma cidade de comércio justo para representantes da prefeitura do Rio de Janeiro. Isso porque a cidade do Rio de Janeiro está em processo de certificação como uma Cidade de Comércio Justo, o que irá ampliar de forma considerável a oportunidade de mercados para agricultores familiares e movimentos da economia solidária, inclusive os de Poços de Caldas.

“Hoje somos referência no Brasil e no Mundo como uma cidade que, além de apoiar seus agricultores familiares, ainda busca incentivar que a população local compre os produtos dessas comunidades rurais”, enfatiza o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário