quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dia da Saúde foi comemorado com orientações sobre dengue




O Dia Mundial da Saúde, comemorado na última terça, 7, foi lembrado em Poços com diversas ações, todas voltadas para o combate à dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou às diversas unidades de PSF e UBS para  intensificarem as orientações sobre prevenção à dengue e combate ao mosquito transmissor nas comunidades onde estão inseridas. Também foram realizadas cinco blitzen educativas em diversas regiões da cidade.

De acordo com a quinta nota oficial sobre a situação da dengue no município, divulgada na terça, pela SMS,  existem até a presente data, 31 casos positivos de dengue em Poços. Mas, a quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti aumentou, de acordo com o último levantamento, o LIRAa, que passou para 2,5  o que representa médio risco de epidemia.


Os agentes de controle de endemias, em suas atividades diárias, têm encontrado muitos focos positivos do mosquito Aedes aegypti, sendo 87% deles dentro das casas . “Por isso, é muito importante a divulgação e a orientação para que todos possam combater o mosquito transmissor da dengue, em ações realizadas diariamente, nas suas casas”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago.


Poços de Caldas faz divisa com diversos municípios que apresentam epidemia de dengue e recebe muitos turistas vindos principalmente do interior de São Paulo. “A vigilância tem que ser constante”, informa  dra Fátima Livorato, secretária de Saúde de Poços de Caldas.

A Prefeitura lançou, no último dia 30 de março, a campanha “Poços contra a Dengue”, que prevê a realização de mutirões de limpeza nos bairros onde há maior número de focos do mosquito; a distribuição de panfletos educativos; palestras nas escolas e a  capacitação dos profissionais de saúde para correta identificação e notificação dos casos à SMS.



Na terça-feira, as blitzen foram realizadas  pela manhã, na Av. Alcoa, região sul do município e outras três à tarde,no Marco Divisório, divisa com São Paulo e também na Policia Rodoviária Federal, divisa com o Sul de Minas. Outra ação foi realizada no centro da cidade, com entrega de panfletos e também exposição de larvas e do mosquito. A população também teve suas demandas anotadas para posterior averiguação, como denúncia de focos em terrenos  baldios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário