CONSELHEIROS ESCOLARES PASSAM POR CAPACITAÇÃO
Teve início, na última quinta-feira (9), no auditório da Secretaria
Municipal de Educação, o curso de capacitação para conselheiros escolares. A
iniciativa integra o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos
Escolares da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em
parceria com as secretarias estaduais de Educação.
O objetivo é ampliar a participação das comunidades escolares na gestão
das escolas públicas, por meio da criação e fortalecimento de Conselhos
Escolares e capacitação dos conselheiros. Os Conselhos Escolares são órgãos
colegiados das unidades escolares que participam nas tomadas de decisão,
acompanham o desenvolvimento das ações e se responsabilizam, junto com a
direção escolar, por estas decisões.
O fortalecimento dos conselhos é um dos instrumentos para a efetivação
da gestão democrática das escolas de Educação Básica, amplamente preconizada na
Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Plano Nacional
de Educação. O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares foi
criado com este propósito. Em Minas Gerais, foi criado o Grupo de Articulação e
Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFTE), sendo Poços de Caldas o
município articulador da mesorregião sul/sudoeste, que engloba 128 municípios.
Dando início aos trabalhos do grupo, o município está capacitando 80
conselheiros das unidades de Educação Infantil municipais, através de curso a
distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), gerenciado por meio do
Sistema de Informações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos
Escolares (SICE). O curso tem a coordenação da Secretaria Municipal de Educação
de Poços de Caldas, com a articuladora Eliana Maria de Souza Nery e as tutoras
Isabel Cristina da Silva e Déborah Brianezi dos Reis Andrade.
As próximas ações englobam a capacitação de conselheiros das escolas
municipais e, em seguida, a oferta se estenderá aos municípios vizinhos, em
parceria com a Superintendência Regional de Ensino.
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