sexta-feira, 10 de abril de 2015

CONSELHEIROS  ESCOLARES PASSAM POR CAPACITAÇÃO



Teve início, na última quinta-feira (9), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o curso de capacitação para conselheiros escolares. A iniciativa integra o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais de Educação.

O objetivo é ampliar a participação das comunidades escolares na gestão das escolas públicas, por meio da criação e fortalecimento de Conselhos Escolares e capacitação dos conselheiros. Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados das unidades escolares que participam nas tomadas de decisão, acompanham o desenvolvimento das ações e se responsabilizam, junto  com a direção escolar, por estas decisões.

O fortalecimento dos conselhos é um dos instrumentos para a efetivação da gestão democrática das escolas de Educação Básica, amplamente preconizada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação. O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares foi criado com este propósito. Em Minas Gerais, foi criado o Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFTE), sendo Poços de Caldas o município articulador da mesorregião sul/sudoeste, que engloba 128 municípios.

Dando início aos trabalhos do grupo, o município está capacitando 80 conselheiros das unidades de Educação Infantil municipais, através de curso a distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), gerenciado por meio do Sistema de Informações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (SICE). O curso tem a coordenação da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, com a articuladora Eliana Maria de Souza Nery e as tutoras Isabel Cristina da Silva e Déborah Brianezi dos Reis Andrade.


As próximas ações englobam a capacitação de conselheiros das escolas municipais e, em seguida, a oferta se estenderá aos municípios vizinhos, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário