terça-feira, 24 de março de 2015

MUTIRÃO  CONTRA  A  DENGUE  RECOLHEU  QUATRO CAMINHÕES  DE  ENTULHOS

                                  Foram recolhidos pneus, caixa d'água, tambores e outros  objetos
Agente recolhe entulhos dos terrenos


O mutirão contra a dengue, realizado no último sábado, 21, nas imediações da avenida Fosco Pardini, entre os bairros Quisisana e São José, recolheu quatro caminhões de entulhos, entre pneus, sofás, caixa d’água, tambores e outros objetos que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue.
Cinquenta pessoas, entre agentes de endemias e servidores da Secretaria de Serviços Públicos, trabalharam de 8h às 14h, percorrendo as casas e retirando os entulhos. “Oitenta por cento dos casos de dengue são contraídos dentro de casa. Por isso,  os moradores devem fazer uma verdadeira varredura nas casas, observando, todos os dias, locais onde o mosquito possa se procriar, como vasos de plantas, pneus, bandejas atrás das geladeiras, caixas d’água sem tampa, e outros”, informa o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago.
Ele informou ainda que, em uma única casa, foram retirados vinte pneus de caminhão, que já continham larvas do mosquito. Todo o material recolhido tem destinação correta. Os pneus são levados para o ecoponto e os entulhos, encaminhados para reciclagem.
Os próximos mutirões acontecem no  bairro Dom Bosco, na primeira quinzena de abril, e também na zona sul, no final do próximo mês. As regiões  tiveram os maiores índices de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, nas últimas checagens dos agentes de endemias.
Casos
Até o dia 21 de março, foram notificados 61 casos suspeitos de dengue no município. Destes, 21 foram confirmados, 33 foram negativados e outros 07 estão aguardando resultado do laboratório. A Secretaria Municipal de Saúde está atenta ao aumento dos casos, devido à proximidade de regiões com altos índices da doença, como São João da Boa Vista, Aguaí, e também municípios vizinhos de Minas Gerais.
Foram realizadas capacitações dos profissionais de saúde das redes municipal e também privada, para o correto diagnóstico e notificação de casos à Secretaria Municipal de Saúde.  Foi montado também todo o esquema de atendimento, em caso de epidemia. Uma grande campanha de orientação está sendo articulada, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, com a confecção de flyers, spots em rádios e TV’s e faixas de orientação sobre as formas de prevenção.
A Vigilância Ambiental, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo também  palestras nas escolas, com o objetivo de estimular as crianças e jovens a serem agentes mirins de combate á dengue. Em todas as ações, a mensagem é a de eliminar a água parada, que é o local predileto do mosquito para colocar seus ovos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário