segunda-feira, 30 de março de 2015

LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA CONTRA DENGUE



Nesta segunda-feira, 30, no Gabinete da Prefeitura Municipal, foi lançado oficialmente a campanha “ Poços Contra a Dengue”  Durante a coletiva de lançamento, o Chefe  Executivo Municipal  Eloísio do Carmo Lourenço, com  a Secretária de Saúde, Fátima Livorato, com apoio de demais órgãos ligados a saúde pública, apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas para   combater e prevenir   a doença,  que tem se alastrado no Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo.

Em Poços de Caldas, que faz fronteira com diversas cidades paulistas,  houve um aumento de casos este ano, fazendo com que o poder público tomasse algumas medidas.  O objetivo da campanha desenvolvida pela Prefeitura de Poços, é conscientizar a população com medidas que podem contribuir na prevenção da doença.  Em 2015, houve um aumento expressivo de casos de Dengue no Brasil. Até a 9º semana epidemiológica, foram  224.101 casos notificados , ou seja, um aumento de 162%, em relação ao mesmo período do ano passado.

A região Sudeste tem o maior número de casos notificados; 145.020, 64,7% em relação ao total do país. No Estado de São Paulo, os registros são inúmeros, principalmente em municípios que fazem fronteira com Poços de Caldas. Em Minas Gerais, inclusive na região sul, também houve um aumento de casos de Dengue notificados e confirmados, de 2014 para 2015. Cidades como Santa Rita do Sapucaí, Paraisópolis, Monte Sião, Lavras e Passos, tiveram a quantidade de casos elevada.

Diante deste cenário, diversas ações vêm sendo realizadas em Poços de Caldas. São duas frentes de trabalho, com desenvolvimento de ações para o controle do vetor  e também pára cuidados clínicos de casos suspeitos e confirmados. Foram feitas ainda reuniões e capacitações dos profissionais da saúde com o objetivo  de prepará-los para atuar com possíveis casos. 

A Prefeitura também desenvolveu campanhas educativas nas escolas e na mídia para orientar a população e evitar que a doença se espalhe.  Além disso, os agentes de endemia estão realizando regularmente,  mutirões para  retirada de criadouros em residências, localizadas nas regiões foco do mosquito transmissor  da doença.

ÚLTIMOS DADOS

01)Infestação pelo mosquito
Levantamento Rápido de índice de Infestação do Aedes aegypty  ( LIRAa)
Atual é de 2,5- significa médio risco de epidemia.
Do total, 87% dos focos positivo foram dentro de casas
02) Números de casos de 01/01/2015
Positivos- 26
Negativos-37
Suspeitos-126
Aguardando resultados-63

O QUE É O MOSQUITO E COMO IDENTIFICÁ-LO

O Aedes aegypti é um mosquito que costuma medir menos de 1 cm de diâmetro, é de cor preta ou marrom e apresenta listras brancas distribuídas pelo corpo e patas. Ao contrário dos mosquitos comuns, que costumam estar mais ativos no final do dia e início da noite, o mosquito do dengue tem hábitos diurnos; o Aedes aegypti costuma voar baixo, geralmente abaixo de meio metro, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas. O mosquito do dengue não gosta de calor, por isso é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Aedes aegypti macho e fêmea

Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são muito parecidos. A diferença está no tórax. O Aedes aegypti apresenta 4 linhas, duas delas retas no centro e duas curvas na periferia. Já o Aedes albopictus apresenta apenas uma única linha reta no centro do tórax. De resto, são semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário