quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

PREFEITURA VAI  ATENDER TODAS AS CRIANÇAS CADASTRADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Com o início do funcionamento dos CEIs Vila Matilde e Marco Divisório e com o aluguel de duas unidades nas zonas leste e oeste, a Prefeitura vai conseguir atender todas as crianças cadastradas na Educação Infantil nos anos anteriores, a 2015. A Secretaria Municipal de Educação encaminhou 2.248 alunos para as unidades, sendo que 2.042 já estão efetivamente matriculadas na rede municipal.
As 80 crianças matriculadas na unidade do Marco Divisório ainda não iniciaram as atividades, já que a obra está em fase de conclusão. O mesmo acontece na unidade que atenderá os moradores do bairro Vila Matilde, na zona sul do município, também em fase de finalização. Serão encaminhadas 104 crianças para esta unidade, que ainda não foram matriculadas.
A Prefeitura também atenderá 102 crianças cadastradas que aguardam vagas, sendo 51 na zona oeste,  e 51 na zona leste,  em locais que serão alugados em breve. “Assim que concretizarmos os aluguéis necessários para o atendimento destas crianças, não teremos nenhuma criança de cadastro anterior ao ano de 2015, sem atendimento”, ressalta a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado. Vale destacar também,  que cinco famílias de crianças cadastradas desistiram oficialmente das vagas ofertadas.
“Hoje, a Prefeitura atende a 6.480 crianças nas unidades municipais de Educação Infantil e 948 nas unidades conveniadas, com um total de 7.428. São 48 Centros de Educação Infantil municipais e dez escolas municipais que atendem Educação Infantil. As crianças ainda não cadastradas poderão ser inscritas no período de 9 a 13 de março de 2015, das 8h às 17h, no Espaço Cultural da Urca. As gestantes podem realizar o cadastro e a inscrição não é garantia de vaga imediata”, apontou  a Secretária de Educação Maria Cláudia.
HISTÓRICO
No final de 2012, os dados oficiais apresentados apontavam para uma demanda de 829 crianças que aguardavam vaga na Educação Infantil. No entanto, como não havia um cadastro sistematizado, esse número passou para mais de 1.200 já no primeiro cadastro realizado pela atual administração.
O cadastro foi centralizado na Secretaria Municipal de Educação e regulamentado por meio de uma Portaria da SME/ Conselho Municipal de Educação, dando transparência e eficiência ao processo. Durante o ano de 2013, foram matriculadas nas unidades municipais de Educação Infantil, aproximadamente 1.000 crianças, totalizando 5.500 crianças de zero a 5 anos atendidas. Em 2014, o número de crianças matriculadas foi de 1.234 para o início do ano letivo.
ATENDIMENTO
Na Educação Integral, 14 escolas já contam com o Programa Mais Educação, além de sete unidades do Programa Municipal da Juventude, totalizando 21 unidades que oferecem este tipo de atendimento, contemplando 3.283 crianças do Ensino Fundamental em tempo integral e mais cerca de 2.000 crianças e jovens são atendidos nos Centros de Atendimento Especializado e no Conservatório Musical, com uma média de 5.283 estudantes.
No Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a rede municipal tem aproximadamente 13.000 estudantes matriculados. “Temos, portanto, 20.428 estudantes na Educação Básica da rede municipal de ensino. Destes, a Educação Integral contempla hoje 11 mil estudantes no total. Para 2015, pretendemos investir na ampliação do atendimento no sentido da Educação Integral de qualidade para os estudantes da rede municipal de ensino”, concluiu a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado.
PREFEITO COMEMORA A CONQUISTA

Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, zerar a demanda de educação infantil deve ser um compromisso de todos os gestores públicos, no sentido de garantir o direito à educação de qualidade a todas as crianças do município. “Quero parabenizar a equipe da Secretaria de Educação que, desde o primeiro dia da administração 2013-2016, vem trabalhando incessantemente para que hoje possamos celebrar essa conquista histórica para Poços de Caldas, de forma transparente e sem esquecer a qualidade do atendimento”, comemora Eloísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário