quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Governador anuncia investimentos para trem turístico e reforma da Urca




O governador Fernando Pimentel anunciou, nesta quinta-feira (24), que o Estado vai disponibilizar recursos para a implantação do Trem Turístico e para a reforma do Espaço Cultural da Urca de Poços de Caldas. O anúncio foi feito durante o Fórum Regional de Governo – Território Sul, na cidade de Pouso Alegre.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e representantes de diversas áreas da administração municipal participaram do evento, que tem por objetivo promover a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.

“Já no primeiro ano de seu mandato, o governador Pimentel anuncia a parceria do Estado nessas duas importantes ações para o turismo e para a cultura de Poços de Caldas. Recentemente, encaminhamos ao secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, o projeto de reativação do trem e hoje recebemos esta notícia, de grande relevância para o trade turístico do município, além da questão do resgate da memória e da preservação do patrimônio histórico”, destacou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. “Comemoramos também o anúncio das obras de reforma do Espaço Cultural da Urca, nosso mais importante espaço de eventos. Mesmo assim, cabe ressaltar que as conversas sobre a construção do centro de convenções do município prosseguem junto ao Governo do Estado”, completou Eloísio.

O governador Fernando Pimentel definiu com prioridade governamental a ampliação do potencial turístico de Poços de Caldas. As ações serão viabilizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMIG). Durante o Fórum, o governador assinou os despachos que autorizam os investimentos. Além da implantação do trem turístico, serão reformados os salões Norte e Sul do Espaço Cultural da Urca.

Fórum
Neste primeiro ano, os Fóruns Regionais farão o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.


O Território Sul, do qual Poços de Caldas faz parte, reúne 119 municípios, com uma população total de aproximadamente 1.408.825 habitantes. O microterritório de Poços de Caldas engloba, além da cidade-sede, os municípios de Caldas, Andradas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário